Bombeiro fala sobre armazenamento de álcool 70% em carros

Segundo a autoridade do Corpo de Bombeiros é possível sim a combustão por dispersão de gás inflamável.

Nos últimos dias nas redes sociais passou a circular uma foto com mensagem que alerta sobre o armazenamento do álcool 70% dentro de veículos.

“Um aviso muito importante. Não deixem o álcool em gel dentro do carro no sol. Meu carro acabou de pegar fogo. Voltei do mercado e estacionei na rua. Não deu 30 min e o carro estava pegando fogo. Por sorte o vizinho viu e conseguimos apagar com a mangueira. Graças a Deus ninguém se machucou. Acionei o seguro. Avisem a todos. Muito cuidado com o álcool em gel”, diz o texto da suposta vítima.

“Dentro de um veículo a temperatura vai passar esses 18 graus, principalmente em Roraima.  Só que isso não vai ser suficiente pra romper uma embalagem, pois ela suporta muito mais calor. Baseado nisso, não tem como somente o calor que fica no veículo fazer com que qualquer recipiente se rompa e cause o incêndio. Mas, dependendo da posição do veículo e do sol, os vidros do carro podem se tornar uma lupa”, destacou major Joseney Freitas do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima

Freitas também apontou a possibilidade da concentração do calor por meio da “lupa” provocar o aquecimento da substância, pressionando a embalagem com o gás inflamável.

“Se a pessoa tiver um recipiente com álcool dentro do veículo e ele estiver em um local acondicionado, onde não vai ter essa incidência de raios solares sobre ele, não vai haver um perigo tão grande. Mas, vai continuar existindo perigo por conta da temperatura que causa a liberação do gás inflamável”, finalizou.

Deixe um comentário

× Contate o nosso whatsapp