Saber como operar um extintor de incêndio pode salvar vidas em uma emergência. A estratégia ideal para usá-lo exge os seguintes passos: retire o pino de segurança, aponte a mangueira para o foco do incêndio e aperte o gatilho. No entanto, antes de usá-lo dessa maneira, é muito importante determinar se ele é adequado para o tipo de fogo a ser apagado. Além disso, no caso de qualquer outra dúvida sobre como operá-lo, evacue o imóvel imediatamente e chame o corpo de bombeiros.
Localize uma saída de emergência. Antes de usar o extintor para apagar um incêndio, é importante seguir algumas regras de segurança. Procure a saída mais próxima e posicione-se com as costas viradas na direção dela. Dessa forma, será possível escapar mais rápido no caso de uma emergência
Trabalhe a uma distância segura das chamas. Muitos extintores de incêndio funcionam entre uma faixa de 2,5 m a 4 m. Antes de descarregar o extintor, posicione-se de modo que você fique a uma distância de 2 m a 2,5 m.
Retire o pino de segurança para usar o extintor. Todo extintor tem um pino inserido na alavanca que o impede de ser descarregado acidentalmente. Para acioná-lo, segure o anel na lateral da alavanca e puxe o pino para fora.
- Agora que o extintor está pronto para descarregar, segure-o de forma que o bico fique apontado na direção do fogo.
Aponte a mangueira para a base do fogo. Segure a alavanca inferior (a alça de transporte) com uma mão e a mangueira ou o bico do extintor com a outra mão. Em seguida, aponte a mangueira diretamente para a base do fogo e não para as chamas, pois será necessário apagar o combustível que está queimando.
- Com extintores de dióxido de carbono, mantenha as mãos longe do difusor de descarga de plástico, pois ele ficará extremamente frio.